- Área: 33248 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Arturo Ferrer, Paula Aparicio
-
Fabricantes: Jansen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma série de edifícios destinados às salas de aula, salas de conferência, laboratórios de pesquisa, áreas de serviço, administração e direção da Escola Técnica Superior de Engenharia da Universidade de Valência ETSE, com uma área construída de 33.248m².
O clima da região e a área necessária para atender todo o programa sugeriam uma ocupação do terreno densa e de baixo gabarito, organizada através de pavilhões espalhados por um grande jardim. As áreas internas dos programas apresentam uma relação muito próxima com o espaço externo desse jardim.
A organização dos pavilhões se dá através de uma espinha dorsal e uma série de circulações ortogonais em diferentes níveis que interligam os espaços através de uma malha tridimensional, garantindo acessibilidade a todas as partes do programa.
Esta organização inerentemente esquemática apresenta a vantagem de ser flexível, um aspecto importante para este tipo de uso que apresenta sempre novas necessidades espaciais. Qualquer abordagem que fosse formalmente mais ousada poderia engessar os espaços, impedindo futuras adaptações a novos usos.
Assim, essa distribuição espacial quase industrial permite que os laboratórios e administração ajustem suas dimensões de acordo com a demanda.
Aspectos da proposta
1- Organização hierárquica e adequada do programa e clara separação das áreas acadêmicas e de pesquisa.
2- Uso flexível, salas de aula que podem se converter em laboratórios de ensino; escritórios que podem se converter em laboratórios de pesquisa.
3-Clareza nas circulações e uso do espaço.
4-Trajetos internos reduzidos e rota de fuga eficiente.
5-Organização idêntica para atividades similares: todas as salas de aula, laboratórios de ensino, laboratórios de pesquisa e escritórios apresentam a mesma organização espacial.
6- Forte conexão entre os espaços internos e o jardim, o que gera ambientes de grande qualidade nos três pavimentos dos edifícios.
7-Planta modular que permite a construção em etapas segundo a disponibilidade econômica da Universidade e as necessidades do momento.
8-A imagem de um conjunto de grande escala, de acordo com a complexidade do programa.